Sustentabilidade corporativa

O Grupo Abril busca cumprir sua missão por meio da responsabilidade socioambiental e de governança em suas operações. Desde 2014, tem uma Política de Sustentabilidade que estabelece diretrizes que refletem as práticas da cultura Abril de “fazer bem-feito”.

Suas premissas estão alinhadas a valores e princípios da Organização e envolvem diálogo, construção coletiva, pluralidade de ideias, amplitude e integração de perspectivas, conexão entre negócios, mobilização para ação e avaliação de efeitos e externalidades. Além disso, têm por objetivo provocar uma reflexão sobre o papel de cada área e como os direcionamentos podem impactar a atuação do Grupo.

Engajamento para a sustentabilidade

A Editora Abril tem o papel de incentivar, reconhecer e engajar a sociedade em boas práticas por meio de publicações, prêmios e guias.

Fonte: EXAME.com

Capa da última edição do Guia Exame de Sustentabilidade, lançado em 2015, com as empresas consideradas mais sustentáveis do ano.

Prêmios e guias

  • Guia EXAME de Sustentabilidade: organizado pela revista EXAME, destaca empresas brasileiras com atitudes diferenciadas relacionadas à sustentabilidade;
  • Melhores Universidades: promovido em edição especial pelo GUIA DO ESTUDANTE desde 2004, avalia as melhores instituições de ensino do País e seus cursos;
  • Prêmio CLAUDIA: criado pela revista CLAUDIA, é voltado para as mulheres que, de alguma forma, conseguem melhorar a vida das pessoas ao seu redor;

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Finalistas da 20ª edição do Prêmio CLAUDIA
  • Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: prêmio que reconhece e divulga a inovação dos profissionais, a criatividade e os melhores projetos de design de interiores e paisagismo realizados no Brasil.

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Vencedores da 5ª edição do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores
  • Prêmio SAÚDE: criado pela revista SAÚDE, reconhece e divulga o trabalho de diversos profissionais da área, com base nos impactos dos projetos e nas contribuições para um país mais saudável.

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Diogo Sponchiato, redator-chefe de SAÚDE, abrindo o prêmio.
  • Prêmio MELHORES E MAIORES: criado pela revista EXAME, reconhece as empresas que mais se destacaram no mercado brasileiro.

Fonte: EXAME.com

Prêmio Melhores e Maiores 2015 realizado no mês de julho.

Estímulo à educação


GUIA DO ESTUDANTE

O GUIA DO ESTUDANTE tem como objetivo incentivar e auxiliar todos os estudantes interessados em ingressar em uma profissão, por meio de conteúdo escolar, dicas e atualidades de forma geral. Em outubro de 2015, o site do GUIA DO ESTUDANTE bateu seu recorde histórico de audiência, contabilizando 5,61 milhões de unique visitors ao longo do mês.

PLANETA SUSTENTÁVEL

Em 2015, a marca PLANETA SUSTENTÁVEL, que foi criada para estimular a incorporação de pautas e discussões relacionadas à sustentabilidade em todo o corpo editorial, passou a fazer parte do Estúdio ABC. Seu site, uma das principais referências em conteúdo de sustentabilidade do Brasil, é um agregador de notícias sobre o tema produzidas pelos veículos da Abril.

EDUCAR PARA CRESCER

O EDUCAR PARA CRESCER é um movimento sem fins lucrativos, que conta com o apoio do Grupo Abril e de outras empresas engajadas na causa, para estimular o envolvimento dos pais na educação dos filhos e o incentivo a empresas na promoção da melhoria do ensino em comunidades vizinhas em todo o Brasil.

Formação e reconhecimento de comunicadores

Curso Abril de Jornalismo

Anualmente, a Editora Abril oferece, gratuitamente, treinamento editorial para profissionais recém-graduados. Ao todo já são mais de 2 mil alunos formados nos 33 anos do Curso, que prepara e forma profissionais para o mercado editorial. Envolve desenvolvimento de projetos, entrevistas, aulas com profissionais da Abril e palestras com convidados e especialistas de mercado.

Em 2015, os 48 alunos, vindos de diversas regiões do país, produziram a ELÁSTICA, uma publicação multiplataforma sob o mote "Aqui cabe tudo".

40ª edição do Prêmio Abril de Jornalismo (Prêmio Roberto Civita)

O Prêmio Abril de Jornalismo (PAJ) chegou à 40ª edição, fortalecendo a missão de reconhecer a excelência editorial, jornalística e gráfica das matérias publicadas nas plataformas impressas e digitais da casa.

Fonte: Superinteressante

Capa do infográfico da Superinteressante sobre a crise hídrica.

Prêmio Abril de Publicidade (PAP)

O Prêmio busca reconhecer e valorizar os profissionais que estão por trás dos anúncios vistos nas plataformas das marcas da casa. A 29ª edição teve como tema “O mundo de ponta cabeça – uma questão de ponto de vista”. Só concorrem ao PAP cases que tenham sido veiculados em mídias da Abril.

Mitigação do Impacto Social

G4-EC7

Apoio a organizações sem fins lucrativos

Para contribuir com a visibilidade de causas que beneficiem a sociedade, promovendo educação, cultura e qualidade de vida aos leitores, há 15 anos o Grupo Abril apoia instituições sem fins lucrativos com anúncios bonificados (gratuitos) em suas revistas. Em 2015 foram 65 anúncios dessa categoria em circulação, o equivalente a R$ 8,4 milhões, que promoveram 41 organizações que atuam com desenvolvimento e inclusão social, promoção da saúde e qualidade de vida, educação e preservação ambiental.

Programa Mãos à Obra de apoio e incentivo ao voluntariado Abril

O Grupo apoia seus colaboradores na prática de trabalho voluntário por meio do Programa Mãos à Obra, que reconhece e divulga campanhas, feiras e doações em prol de instituições beneficentes. Em 2015, o programa realizou campanhas de arrecadação de doações.

Programa Direção Certa

Em logística e distribuição, o Programa Direção Certa promove inúmeros benefícios para a empresa, para o motorista e para a sociedade em geral. O projeto possui três pilares: desempenho, segurança e sustentabilidade, itens que servem de base para o monitoramento, a avaliação e o aprimoramento dos serviços. Esses indicadores são utilizados como critérios de avaliação e reconhecimento de fornecedores.

Os transportadores são avaliados mensalmente quanto ao desempenho socioambiental, por meio de indicadores que variam a cada três meses (descarte de pneus, baterias e óleo), além do indicador fixo de idade média da frota, que deve ser inferior a 7 anos.

Para a frota própria foi criado um programa de incentivo chamado Motorista em Foco, em que a empresa quantifica a redução de custos obtida por meio das iniciativas de mitigação dos impactos de produtos e serviços. Em 2015, essa redução foi de cerca de R$ 160 mil com manutenção, seguro e tempo de ativos parados, com a diminuição do número de acidentes e premiação aos motoristas. Como resultado das ações do projeto, a frota Total Express comemorou, em 2015, 500 dias sem acidentes.

Conscientização e engajamento


G4-EN1, G4-EN3, G4-EN7, G4-EN8, G4-EN10, G4-EN15, G4-EN16, G4-EN19, G4-EN22, G4-EN30
As práticas ambientais do Grupo Abril têm como objetivo minimizar os impactos negativos de sua operação e gerar oportunidades de ganhos de eficiência e redução de custos. As principais práticas de gestão ambiental são a otimização dos processos produtivos, a destinação correta de resíduos e a responsabilidade no consumo de recursos naturais.

Controle de emissões

O Grupo Abril aderiu, voluntariamente, ao Programa Brasileiro GHG Protocol em 2008, como membro-fundador, e passou a mensurar e relatar anualmente suas emissões com base nesta metodologia.


Conheça os inventários de emissões do Grupo completos no Registro Público de Emissões: www.registropublicodeemissoes.com.br

Uso eficiente de recursos

Divulgação Grupo Abril

Capa do site da SUPERINTERESSANTE sobre a crise da água.
Os principais recursos consumidos pela Editora Abril são energia, papel e tinta, principalmente na operação da gráfica Abril Print, e o combustível usado para operar a frota própria da Total Express.

Por isso, o Grupo busca, sempre que possível, utilizar materiais provenientes de matérias-primas de fontes renováveis, biodegradáveis e certificadas. Conheça a seguir as principais iniciativas desenvolvidas para mitigação desse impacto ambiental.

Consumo de materiais:

Em 2015, conforme tabela abaixo, houve um aumento significativo na variação de materiais provenientes de fontes não renováveis, pois, em 2014, não foram reportados os materiais da Total Express.


Na tabela abaixo, a soma dos não renováveis considera apenas os materiais reportados em toneladas. A queda do volume de consumo de fontes renováveis referentes a papel não indica qualquer aumento em consumo de fontes não renováveis, retrata apenas diminuição de volume em razão das reduções em produtos finais. As respostas têm base na compra de papel.

Consumo de energia:


Gestão de resíduos:

Abaixo, consideramos os dados do Grupo Abril (Editora Abril, gráfica Abril Print e Total Express) compilados. O método de disposição de resíduos utilizado é o que dispõe os resíduos diretamente ou por terceiros.


Consumo de água e gestão de efluentes:

Em 2015, houve um aumento significativo no total de água retirada por fonte da Abril Mídia (Editora Abril + gráfica Abril Print) devido, principalmente, a crise hídrica do estado de São Paulo. Em 2014, a Sabesp autorizou a abertura dos poços do site da Marginal Tietê e do prédio comercial Birmann 21.

Na Total Express, a realização do cálculo é feita a partir da leitura dos hidrômetros e é considerada a capacidade em volume das caixas d’água para a captação de água de chuva. Na Abril Mídia (Editora Abril + gráfica Abril Print) o cálculo é feito por meio de medição por hidrômetros. Não existem fontes hídricas significativamente afetadas pela retirada de água do Grupo Abril.