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Missão

A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país.

Visão

Ser a companhia líder em multimídia integrada, atendendo aos segmentos mais rentáveis e de maior crescimento dos mercados de comunicação e educação.

Valores

Excelência, integridade, pioneirismo e valorização das pessoas.

Princípios

Competitividade, foco no cliente, rentabilidade e trabalho em equipe.

Liberdade de Expressão

O Grupo Abril oferece aos seu leitores subsídios e conceitos para que tirem suas conclusões e façam suas próprias escolhas, defendendo que tanto a imprensa quanto os cidadãos tenham espaço para se expressar e colocar suas opiniões. Da mesma forma, cabe à audiência escolher o que quer ler, ver ou ouvir, na busca do meio com o qual mais se identifique.

“A liberdade de manifestação do pensamento, que se constitui num direito natural do cidadão, é o pressuposto básico da democracia e precede todas as demais liberdades por ela asseguradas: política, religiosa, econômica, de imprensa, de associação e todas as outras. E essa liberdade e democracia dependem, para se manterem, das informações e da fiscalização que somente uma gama diversificada de veículos independentes pode assegurar. Por sua vez, os meios de comunicação não subsistiriam sem a publicidade, que não existiria se não houvesse competição, que não teríamos sem um sistema de mercado livre, que depende – fechando esse círculo virtuoso e admirável – da democracia e da liberdade para garanti-lo” Roberto Civita.

Atuação

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O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação e Distribuição da América Latina. Ao longo de sua trajetória, que começou em 1950 com uma pequena editora, o Grupo vem fortalecendo sua missão e ganhando relevância na vida dos brasileiros.

Está presente na vida de milhões de brasileiros de todas as regiões e classes sociais, oferecendo conteúdos de excelência por meio de múltiplos canais, sempre permeados pela tradição de uma história de 66 anos e pela atenção e conexão às mudanças da sociedade.

Sua estrutura de operação é composta por três negócios - Editora Abril, gráfica Abril Print e Total Express (logística e distribuição) – e pela Fundação Victor Civita, organização sem fins lucrativos que tem a missão de construir e disseminar conhecimentos e valorizar práticas da Educação Básica que auxiliem educadores a enfrentar os desafios de seu tempo.

Editora Abril

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A Editora Abril é uma das maiores provedoras de conteúdo do País. Mensalmente, 17,5 milhões de pessoas¹ leem as revistas impressas e digitais e 34,4 milhões de pessoas² acessam os sites da Abril. Desse total, 23,5 milhões² já o fazem através de um dispositivo móvel (tablet ou celular).
¹ Fonte: Projeção Brasil de Leitores, com base nos Estudos Marplan e IVC de jan-dez/15
² Fonte: comScore março/16

Em 2015, a Abril deu continuidade ao processo de transformação na gestão de seu portfólio e na mudança da cultura e modelo de negócio, com a adequação de sua estrutura ao presente e às incertezas do mercado.

Assim, hoje é mais ágil, mais digital e mais eficiente, com um time engajado e disposto que conduz a contínua renovação do negócio em sintonia com os hábitos e demandas de seus públicos, em um cenário mundial de transformação no setor.

A Editora Abril está organizada em cinco núcleos: VEJA, EXAME, Femininas, Estilo de Vida e Infantis. Essa estrutura possibilita maior integração entre as plataformas e os conteúdos impressos e digitais, bem como maior aproximação das equipes com suas audiências.

Um dos mais valiosos ativos do Grupo são as comunidades que se reúnem em torno das marcas. Alguns destaques:
  • VEJA é a maior revista do Brasil e a segunda maior revista semanal de informações do mundo, com tiragem semanal de aproximadamente 1 milhão de exemplares.
  • VEJA SÃO PAULO completou 30 anos em 2015. Entre muitas matérias de destaque, comemorou a data com a edição especial de aniversário, que trouxe o perfil de 30 personalidades da cidade.
  • A marca EXAME vem, ano a ano, se estabelecendo e se destacando como incentivadora em inovação, competitividade e sustentabilidade no mundo corporativo.
  • EXAME FÓRUM promoveu, em 2015, cinco eventos para debater temas e tendências para o desenvolvimento da sociedade:
    • “O Brasil dos próximos anos: Como superar a crise e reconstruir as bases do nosso desenvolvimento”;
    • “Economia Verde: As oportunidades do Brasil”;
    • “Agronegócios: a agricultura do futuro”;
    • “Educação: Como o Brasil pode dar um salto de qualidade”;
    • “O legado e os negócios em torno do maior evento esportivo”.
  • A SUPERINTERESSANTE, revista com linguagem clara e direta, enxerga tendências, faz análises detalhadas e inova nas abordagens. Tem mais de 3,6 milhões de fãs no Facebook.
  • CAPRICHO por sua vez, tem 6,6 milhões de fãs no Facebook, 12 milhões de page views, e se constituiu em uma grande plataforma de comunicação com um público jovem cada vez mais conectado.
  • CLAUDIA se manteve por mais um ano como a maior revista feminina do Brasil - uma marca que celebra as mulheres e fortalece conexões.
  • MDEMULHER é um portal feminino que agrega o conteúdo das mais importantes marcas femininas do país: CLAUDIA, ELLE, COSMOPOLITAN, BOA FORMA, ESTILO, SAÚDE e BEBÊ.com.
  • QUATRO RODAS é a maior e mais respeitada publicação brasileira voltada ao segmento automobilístico.
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Outros destaques foram a reorganização estratégica da operação de publicidade e a criação do Estúdio ABC (Abril Branded Content) e do ABD (Abril Big Data). Essas iniciativas, apresentadas a seguir, exemplificam o esforço do Grupo em buscar a inovação, a credibilidade e a excelência dos conteúdos, produtos e serviços ofertados aos clientes e leitores.

Reorganização operacional

A Editora Abril reorganizou sua estrutura comercial em equipes especialistas nos setores: bens de consumo; moda e decoração; automobilismo, mobilidade e viagem; financeiro e imobiliário; telecomunicações, telefonia, saúde e bem-estar.

Assim, consegue oferecer aos clientes soluções mais aderentes a cada segmento do mercado, trabalhando de forma integrada os diferentes canais, mídias e plataformas que integram o portfólio da Editora: revistas, sites, aplicativos, redes sociais, vídeos, eventos e mostras.

Em 2015, as equipes de marketing e comercial tiveram mais de 150 horas de treinamento voltado a mídias digitais, técnicas de segmentação em big data, branded content e vendas.

Estúdio ABC – Abril Branded Content

O estúdio é um núcleo formado por profissionais experientes, dedicados a produzir conteúdo para marcas. São soluções de comunicação customizadas, que abordam o setor do anunciante ou temas relevantes para seu negócio de maneira informativa, captando a atenção do público e prestando um serviço à sociedade.

O ABC foca na entrega de valor para marcas, baseado na qualidade das informações e na clara identificação do conteúdo patrocinado, distribuindo-o para uma audiência qualificada e otimizando os esforços de comunicação dos clientes.

Alguns exemplos do que foi produzido em 2015:
  • Renault: Produzida em parceria com o Estúdio ABC, a websérie Sandero R. S. Race reuniu midiáticos, jornalistas e fãs em um reality show cheio de adrenalina e humor. Em diálogo com a série, publieditoriais sobre a disputa e análises sobre o carro foram publicadas no HUFFPOST BRASIL e na QUATRO RODAS.
  • Petrobras: O projeto Petrobras-Beta é um conjunto de peças comunicação, desenvolvido pelo Estúdio ABC para a marca, e publicado nas revistas EXAME, SUPERINTERESSANTE e QUATRO RODAS, além dos sites EXAME.com, SUPER.com, HUFFPOST BRASIL, MDEMULHER e QUATRORODAS.com.

Fonte: Portfólio Abril Branded Content


Lançado em junho de 2015, o Estúdio ABC produziu no ano mais de 350 conteúdos

ABD – Abril Big Data

A Abril Big Data oferece, a partir da análise especializada da grande base de dados do Grupo Abril, subsídios para a construção de soluções e ações de comunicação que possibilitam aos anunciantes entender e captar novos clientes, alavancar suas campanhas e otimizar seus canais de vendas.

Estratégia multicanal

Ao longo de 2015 e no início de 2016 foram criados novos sites e aplicativos de diferentes marcas do Grupo, com o objetivo de estreitar as relações e conexões com o público e oferecer conteúdo e entretenimento de uma maneira mais interativa e atrativa nos diferentes canais e pontos de contato.

Esse exercício amplia as possibilidades de ativação das marcas dos anunciantes, clientes do Grupo, aprimorando o alcance e as métricas de acompanhamento de suas ações de marketing e propaganda.

Alguns exemplos dos sites e aplicativos lançados em 2015:
  • MDEMULHER Mobile – um projeto feito, especialmente, para telas de smartphones.
  • Websérie da CAPRICHO: série online na TV CAPRICHO.
  • Aplicativo BOA FORMA: lançado em homenagem aos 30 anos da publicação, o novo aplicativo #atitudeboaforma ajuda a usuária a conquistar e manter um estilo de vida mais saudável.
  • Parceria exclusiva com o UBook, aplicativo que disponibiliza livros e cursos – e, agora, revistas – em áudio.
  • Marcas como ELLE, CLAUDIA, GUIA DO ESTUDANTE, HUFFPOST BRASIL, EXAME.com, MDEMULHER, MUNDO ESTRANHO, SUPERINTERESSANTE e VIAGEM E TURISMO criaram perfis no Spotify, nova plataforma de relacionamento com seus leitores.
  • Vlog A Gorda e o Gay: uma parceria entre o MDEMULHER e o Núcleo de Vídeos da Abril, que traz tabus ou assuntos pouco comentados sobre diversidade para serem discutidos semanalmente com o público.

CASA COR

Maior evento de arquitetura e decoração da América Latina, reúne anualmente reconhecidos arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2015, chegou à 29a edição em São Paulo, além de ser realizado em 19 franquias nacionais e quatro internacionais.

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Lívia Pedreira e Cristina Ferraz durante o primeiro encontro da CASA COR São Paulo. Ao lado, a "Biblioteca de Estar", de Bruno Gap, um dos 76 ambientes da mostra de São Paulo.

Com uma significativa mudança de conceito, trouxe no ano uma mostra mais sucinta, sofisticada, inspiracional e com curadoria. Alguns destaques de 2015:
  • Lançamento do CASA COR Mobile, ferramenta exclusiva do evento;
  • Inauguração da TV CASA COR, do Snapchat (casacoroficial) e do Periscope (@casacor);
  • Aumento de 27% na bilheteria do evento em comparação com o ano anterior.
Os bons resultados também se refletiram na gestão socioambiental do evento:
  • Redução de 59,5% no consumo de água, quando comparado com 2014;
  • Iluminação 100% em LED;
  • Desenvolvimento de ações de educação ambiental para os operários e assistentes.

Integração: marcas x conteúdo x produtos dos clientes

A Abril tem trabalhado em intensificar a geração de valor a partir dos ativos intangíveis de suas marcas, como seus valores e o relacionamento com seu público.

Assim, além da ampliação de ações de licenciamento, a empresa passa a desenvolver projetos de curadoria de produtos, apresentando novidades de interesse de seu público. Isso significa levar ao leitor kits para que ele possa ter a experiência de usá-los.

Todas essas iniciativas aprimoram a experiência e a interação com o público final e oferecem novas oportunidades para as empresas clientes.

Alguns exemplos de ações:
  • BOA FORMA: entre as ações do aniversário de 30 anos, a publicação elaborou uma caixa de produtos saudáveis com 15 itens para que suas leitoras consumissem antes e depois do treino físico.
  • Parceria CAPRICHO e O Boticário: o projeto Você Diva, um pacote completo de comunicação que incluiu site, websérie, matérias e posts no aplicativo da publicação, foi desenvolvido pelo Estúdio ABC para o Boticário, em parceria com CAPRICHO, o Núcleo de Vídeos da Abril e colaboradores externos

Gráfica Abril Print

A gráfica Abril Print é a maior gráfica de revistas da América Latina em volume de produção e atende, além da operação do Grupo, um portfólio de clientes, imprimindo 1,4 milhão de exemplares de diferentes peças gráficas por dia todos os dias do ano.

Seu parque gráfico, que ocupa uma área de 52.500m², é o único com impressão em rotogravura na América Latina. Com uma estrutura moderna e eficiente e uma cultura de inovação e tecnologia, desenvolve soluções personalizadas para atender as demandas de seus clientes.

Buscando a melhoria contínua e a eficiência de seus processos e operações, a Gráfica vem encorajando todos os funcionários da unidade a desenvolver e registrar novas ideias sobre como aprimorar tarefas, procedimentos e arrumações no ambiente de trabalho. Por meio do Programa Contribua - nome dado à iniciativa – no último ano foram implementadas 1037 melhorias.

Em 2015, a Gráfica seguiu inovando no desenvolvimento de soluções customizadas para seus clientes, aplicando seu extenso know-how na oferta de serviços gráficos únicos no mercado. Além disso, buscou ampliar a eficiência de sua operação, descontinuando o uso de equipamentos antigos e aumentando a utilização dos mais modernos.

Fonte: Divulgação Grupo Abril


A gráfica Abril Print é a primeira gráfica brasileira a ter um inventário de emissões de gases de efeito estufa na metodologia do GHG Protocol, além das certificações Forest Stewardship Council (FSC) e Sistema de Certificação Florestal Brasileira/Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes (Cerflor/PEFC).

Total Express

A Total Express, empresa de logística e distribuição do Grupo Abril, atua tanto na operação logística de revistas do Grupo, quanto na oferta de soluções completas em logística e distribuição de encomendas de pequeno e médio porte para operações B2B (business to business) e B2C (business to consumer).

Atualmente, é a maior empresa privada de transporte fracionado para o e-commerce do Brasil e a mais especializada rede de distribuição de publicações do país, responsável por entregar cerca de 770 milhões de itens a cada ano.

Fonte: Divulgação Total Express


Sua estrutura conta com cinco mil veículos dedicados em 600 rotas semanais aéreas e terrestres que chegam a 30 mil pontos de venda e até 49 milhões de domicílios, equivalente a 95% do potencial de consumo do país, em 2.300 cidades do país.

Seus 750 clientes ativos contam, ainda, com uma área operacional de 175 mil metros quadrados, além do suporte de 2.400 funcionários, 10 mil colaboradores indiretos e 136 distribuidores regionais. Em 2015, a empresa lançou um App Mobile, que permite ao embarcador visualizar o status de entrega de suas encomendas em tempo real, uma grande inovação em suas operações.

A Total Express possui um portfólio completo de serviços de logística e distribuição, entre os quais destacamos:
  • Entregas fracionadas B2C (e-commerce e assinaturas) e B2B;
  • Armazenagem e manuseio;
  • Inteligência de distribuição de produtos para mais de 30 mil pontos de venda (bancas, livrarias, supermercados, atacadistas, entre outros).

Fundação Victor Civita


A Fundação Victor Civita é uma entidade sem fins lucrativos que, há 30 anos, contribui para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, a partir da construção e disseminação de conhecimentos e práticas em apoio aos educadores.

Para isso, produz conteúdo auxiliar para a capacitação e valorização de professores e gestores. Também procura influenciar políticas públicas de ensino.

Atualmente, a Fundação busca cumprir sua missão por meio do Prêmio Educador Nota 10, que – realizado em parceria com grandes grupos de comunicação: a Fundação Roberto Marinho, a Rede Globo e a Editora Abril – reconhece, valoriza e premia educadores de todo o País, disseminando suas práticas e apoiando a transformação da educação nacional.

Fonte: Divulgação Grupo Abril

Vencedores da 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10, acompanhados por Victor Civita Neto (ao centro), presidente do Conselho da Fundação.
Em 2015, as revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, dois projetos de destaque da Fundação, reconhecidos como patrimônio da educação e do jornalismo, foram transferidos à Fundação Lemann.