Apresentação

G4-18, G4-19, G4-24, G4-25, G4-27
O Grupo Abril apresenta seu relatório de desempenho e sustentabilidade, baseado na Global Reporting Initiative (GRI), boa prática global que orienta a composição de relatos corporativos que informem os leitores sobre o perfil, governança e estratégia das empresas, bem como seu desempenho econômico-financeiro e socioambiental.

O objetivo deste relatório é disponibilizar, aos diferentes públicos com quem o Grupo Abril se relaciona, informações sobre as empresas no ano de 2015, como promovem a gestão e qual seu desempenho em relação aos aspectos mais relevantes para a sustentabilidade do negócio, buscando assim demonstrar sua capacidade de gerar valor no longo prazo.

A definição desses aspectos relevantes à sustentabilidade se deu a partir de um processo estruturado de diálogo e engajamento dos públicos de relacionamento, que originaram a matriz de relevância do Grupo:

1. Dinâmica de Impacto e Relação: workshop com representantes das diferentes áreas de negócio do Grupo, que embasou a consulta online, identificando os principais públicos de relacionamento a serem consultados e impactos exercidos e sofridos pelos negócios;
2. Consulta online aos públicos de relacionamento;
3. Entrevistas com especialistas e lideranças;
4. Consolidação dos resultados das etapas acima;
5. Validação dos resultados junto aos principais executivos e aprovação final dos temas;
6. Definição da matriz de relevância Grupo Abril (figura abaixo).



Ao longo desta publicação você pode conhecer mais sobre os temas apresentados na matriz de relevância e como o Grupo promove sua gestão para garantir a sustentabilidade do negócio.

Boa leitura!

Índice GRI

A seguir são apresentados os indicadores GRI relatados nessa publicação, junto da referência da página em que se encontram ou ainda sua resposta direta aqui mesmo, no índice GRI.

Na última coluna dessa tabela é possível conhecer a relação entre os indicadores GRI e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações mostram a contribuição do Grupo Abril para o alcance do ODS, em linha com seu compromisso com o Pacto Global da ONU.

Para conhecer mais sobre os ODS que aparecerão ao longo do índice GRI, acesse o site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Conteúdo Geral
Indicadores GRI Aspecto Página / Resposta Objetivo do Desenvolvimento Sustentável
Estratégia e Análise
G4-1 Mensagem do presidente Mensagem do presidente
Perfil Organizacional
G4-3 Nome da organização Perfil Corporativo
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços Perfil Corporativo
G4-5 Localização da sede da organização Av. das Nações Unidas 7.221 – Pinheiros, São Paulo (SP)
G4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório O Grupo Abril atua majoritariamente no Brasil
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade Sociedade Anônima de capital privado e fechado
G4-8 Mercados em que a organização atua Perfil Corporativo
G4-9 Porte da organização Perfil Corporativo
G4-10 Perfil dos empregados Relacionamentos de Valor 10 – Redução das desigualdades
G4-11 Percentual de empregados cobertos por negociação coletiva 100% Abril Mídia (Editora Abril + gráfica Abril Print) 100% Total Express, considerando o escopo do relatório. 10 – Redução das desigualdades
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organização Relacionamentos de Valor 12 – Consumo e produção responsáveis
G4-13 Principais mudanças em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores Perfil Corporativo | Relacionamentos de Valor
Compromissos com iniciativas externas
G4-14 Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou princípio de precaução Os negócios da Companhia promovem a gestão dos riscos de sua atuação, identificando, monitorando e mitigando os possíveis riscos, porém, não adotam, especificamente, o princípio de precaução
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social, que a organização subscreve ou endossa Mensagem do Presidente | Relacionamentos de Valor 17 – Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global
G4-16 Participação significativa em associações e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização Relacionamentos de Valor 17 – Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global
Aspectos Materiais Identificados e Limites
G4-17 Lista de entidades incluídas nas demonstrações financeiras As demonstrações financeiras do Grupo Abril contemplam a Editora Abril, gráfica Abril Print e a Total Express Logística Distribuição Geográfica do Brasil S.A.
G4-18 Processo para definição do conteúdo do relatório Sobre o Relatório
G4-19 Lista de aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo Sobre o Relatório
G4-20 Limite de cada aspecto material para a organização Os aspectos materiais consolidam a visão integrada e conjunta tanto do público interno ("dentro" da organização) quanto externo ("fora" da organização)
G4-21 Limite de cada aspecto material fora da organização Os aspectos materiais consolidam a visão integrada e conjunta tanto do público interno ("dentro" da organização) quanto externo ("fora" da organização)
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores Possíveis reformulações em relação às informações fornecidas em relatórios anteriores são apresentadas ao longo dos indicadores
G4-23 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite dos aspectos abordados Não houve alterações significativas de escopo com relação aos negócios abrangidos pelos relatórios de 2014 e de 2015
Engajamento de Stakeholders
G4-24 Lista de stakeholders engajados pela organização Relacionamentos de Valor | Sobre o Relatório
G4-25 Base usada para identificação e seleção de stakeholders para engajamento Relacionamentos de Valor | Sobre o Relatório
G4-26 Abordagem adotada pela Companhia para engajar stakeholders e frequência do engajamento O Grupo tem como estratégia, para garantir a perenidade dos negócios, estabelecer uma relação estreita com os seus principais stakeholders, mantendo o diálogo e a construção coletiva como base na busca de soluções para seus desafios
G4-27 Principais tópicos levantados durante o engajamento de stakeholders Sobre o Relatório
Perfil do Relatório
G4-28 Período coberto pelo relatório 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015
G4-29 Data do relatório anterior mais recente 2015, referente a 2014
G4-30 Ciclo de emissão dos relatórios Anual
G4-31 Dados para contato sobre dúvidas em relação ao relatório http://grupoabril.com.br/pt/fale-conosco
G4-32 Opção de aplicação das diretrizes (essencial ou abrangente) índice GRI e verificação externa O relatório foi declarado como de acordo com a opção essencial
G4-33 Descrição da política e prática adotada para verificação externa dos dados O relatório não passou por verificação externa
Governança
Estrutura de Governança e sua Composição
G4-34 Estrutura de governança, incluindo comitês Governança
G4-41 Processos do mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e administração de conflitos de interesse Governança
Ética e Integridade
G4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética Perfil Corporativo
Conteúdo Específico
Desempenho Econômico
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído Desempenho econômico 8 - Empregos dignos e crescimento econômico
G4-EC4 Ajuda financeira recebida do governo Desempenho econômico 8 - Empregos dignos e crescimento econômico
Impactos Econômicos Indiretos
G4-EC7 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos Gestão Socioambiental
Ambiental
Materiais
G4-EN1 Materiais usados por peso ou volume Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
Energia
G4-EN3 Consumo de energia dentro da organização Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
G4-EN7 Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
Água
G4-EN8 Total de água retirada por fonte Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
G4-EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
Emissões
G4-EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) Gestão Socioambiental 13 – Combate às mudanças climáticas
G4-EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) Gestão Socioambiental 13 – Combate às mudanças climáticas
G4-EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) Gestão Socioambiental 13 – Combate às mudanças climáticas
Efluentes e Resíduos
G4-EN22 Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
Transporte
G4-EN30 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte dos empregados. Gestão Socioambiental 12 – Produção e consumo responsáveis
Social: Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente
Emprego
G4-LA1 Total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região Relacionamentos de Valor 5 - Igualdade de gênero
Treinamento e Educação
G4-LA9 Média de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional Relacionamentos de Valor 5 - Igualdade de gênero
Social: Responsabilidade pelo Produto
Comunicações de Marketing
G4-PR7 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado Não houve casos de não conformidade no ano. 12 – Produção e consumo responsáveis
Social: Sociedade
Combate à corrupção
G4-SO3 Percentual e número total de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados Governança 16 - Paz e justiça
G4-SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção Governança / Relacionamento de Valor 16 - Paz e justiça
G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas Governança 16 - Paz e justiça
Políticas Públicas
G4-SO6 Valor total de contribuições financeiras para partidos políticos e políticos discriminadas por país e destinatário/beneficiário Não houve doações em 2015. De acordo com as políticas de Anticorrupção e Doações, a Companhia não realiza doações para: Associações Sindicais, Instituições de fins políticos e partidos políticos 16 - Paz e justiça
Social: Responsabilidade pelo Produto
Comunicações de Marketing
G4-PR7 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado Não houve casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicação de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado 12 – Produção e consumo responsáveis
Indicadores setoriais: Mídia
G4-M2 Metodologia para medir aderência e monitorar a criação de valor pelos conteúdos Perfil Corporativo
G4-M3 Ações tomadas para melhorar a aderência dos conteúdos criados Perfil Corporativo
G4-M4 Medidas tomadas para melhorar o desempenho em relação a questões de divulgação de conteúdo (incluindo acesso e proteção de públicos vulneráveis) e os resultados obtidos Perfil Corporativo
G4-M6 Métodos para interagir com os públicos e seus resultados Perfil Corporativo
G4-M7 Medidas tomadas para capacitar o público por meio da mídia, alfabetização, desenvolvimento de competências e resultados obtidos Perfil Corporativo 4 - Educação de qualidade

Créditos e Informações Corporativas

Agradecimentos a todos os funcionários, das diversas áreas do Grupo Abril, que participaram dos grupos de trabalho que contribuíram para o desenvolvimento do Relatório de Desempenho e Sustentabilidade 2015 do Grupo Abril.

Redação, Edição, Criação e Diagramação
Grupo Abril Gerência de Sustentabilidade
Grupo Abril Gerência de Comunicação

Apoio em redação
RICCA RI

Revisão final
Linhas Comunicação

Levantamento do conteúdo
Editora Abril
Abril Gráfica
Total Express
Fundação Victor Civita

Realização
Diretoria de Relações Corporativas
Meire Fidelis

Direção Geral
Gerência de Relações Públicas
Douglas Cantu
Luccas Gomes de Oliveira

Gerência de Sustentabilidade
Mariana Páal F. Martinato
Stéphannie Reis

gerencia.sustentabilidade@abril.com.br